A Especialidade da Casa: Porco Preto na Brasa

porco-preto-na-brasa.jpg

Há mais de 20 anos o Retiro do Camponês abriu as portas da sua casa para servir uma família maior. Um restaurante familiar com raízes fortes da terra e tradição. Contributo este que tem sido o segredo do sucesso e crescimento deste procurado espaço por público local, nacional e estrangeiro.

O saber fazer, a sabedoria das gentes do campo

O conhecimento e selecção dos produtos frescos e de qualidade da terra, a selecção das carnes de 1ª qualidade de produtores nacionais. O gosto pela comida, pela tradição e de honrar a herança da terra onde nasceram e cresceram, Algarve, transformaram-lhe num dos melhores restaurantes de comida típica algarvia.

Foram um dos primeiros restaurantes do Algarve a servir carne de porco preto, desde que abriram. O cartão de visita são as carnes e os grelhados. O segredo está na selecção das carnes, na preparação e confecção.

A carne de porco preto foi uma forte aposta quando ainda estava pouco explorada, tornando-os especialistas nestas carnes que são mais suculentas e saborosas. A selecção de carne de 1ª qualidade, com a garantia de que os porcos têm uma alimentação baseada num regime extensivo de pastoreio nos campos em liberdade.

O segredo do porco preto

A bolota é o principal alimento e por ser rica em ácido oleico confere a textura suculenta e tenra ao porco preto que combinada com a ingestão de ervas frescas e plantas aromáticas acrescenta um suave perfume às suas carnes. 

A criação do animal e respetiva alimentação vai ditar o produto que chega à mesa. Pelas suas caraterísticas naturais este animal descendente do javali possui particularidades genéticas que lhe permitem armazenar mais gordura intramuscular, o que confere mais sabor e suculência a esta carne.

Entrecosto, lombo, lombinho, costeletas do cachaço, plumas, bochechas, secretos, costeletas, mistas são alguns dos pratos que pode provar por aqui.

Sempre cortada ao momento para que possa preservar as suas propriedades, com simplicidade no tempero para enaltecer o sabor natural da carne e o detalhe de ser confeccionado na brasa do carvão.

Um convite de sabores que deixa a memória do retorno

De todo o país, portugueses e estrangeiros, os comentários que têm recebido são extremamente positivos, entre sorrisos José Mendes, gerente, partilha com satisfação o elogio recebido por clientes: “Quando ouvimos do nosso cliente que – comeram a melhor carne da vida, uma explosão de sabores – ficamos com a certeza de que estamos a fazer um bom trabalho e que é reconhecido, e quando partem com a promessa de voltar e voltam, dá-nos ânimo e motivação para continuar a investir na melhoria contínua do serviço”.

Fica então o convite para vir provar a especialidade da casa de porco preto, num restaurante de comida típica algarvia e a sugestão da chefe Teresa: o acompanhamento de arroz de lingueirão com a carne de porco preto. Uma combinação improvável, mas a fusão perfeita entre a terra e o mar.

RDC