A História do Retiro do Camponês

Teresa e João Mendes

Teresa e João Mendes

Era uma vez uma família algarvia de agricultores de Vale Judeu que se dedicava ao cultivo da terra e pastoreio de animais. João Mendes, o chefe de família tinha nascido nesta terra, nesta casa. Um espírito inquieto e criativo que sempre gostou de explorar o mundo e a forma como as coisas são feitas, fez com que aproveitasse parte da casa, as cavalariças para transformar numa casa de petiscos. O gosto pela cozinha e pelo convívio com as pessoas fez com que João e Teresa se tivessem dedicado de corpo e alma a esta nova área que depressa se tornou o negócio de família há 21 anos atrás.

As cavalariças da casa tornou-se no restaurante, a extensão da sala de jantar desta casa de família. Respirando o ar puro da natureza, quiseram acrescentar a alquimia dos sabores entre os pratos de caça, carnes e peixe, elevando a tradição da cozinha portuguesa, mantendo-a viva na mesa, com a simplicidade e requinte de uma família tradicional. O espaço rústico, a decoração do espaço e o nome veio da criatividade do João Mendes que quis manter viva as suas raízes. A simplicidade passa a ser um luxo numa sociedade tão sofistificada e é esse retorno ao que é real e simples a proposta do Retiro do Camponês, uma casa de família a servir para uma família maior, os clientes.

João Mendes deixou um grande legado, uma família de 5 filhos, uma casa de campo que abriu para receber pessoas, oferecendo-lhes uma boa mesa, de comida real, confeccionada com amor.O bem servir e receber, na sua humildade e de poucas palavras, o seu fazer, o querer dar sempre o melhor, o espírito inventivo sempre revelou a sua essência de simplicidade.

RDC